82% dos pacientes com AVC permanecem internados, em média, por oito dias, revela estudo da Orizon

out

Na próxima quinta, dia 29, é o Dia Mundial do AVC. No Brasil, a doença mata 100 mil pessoas todos os anos e em 54% dos casos a causa do Acidente Vascular Cerebral é a hipertensão  Um levantamento que acaba de ser concluído pela Orizon – empresa líder em serviços para os segmentos de saúde, seguros e benefícios – constatou que o tempo médio de internação hospitalar em decorrência de um AVC é de oito dias. Foram analisados 2.735 beneficiários de planos de saúde que tiveram um Acidente Vascular Cerebral entre junho de 2014 e junho deste ano.Em 78% dos casos o tempo de internação foi de até 10 dias, em 16% de até 20 dias, em 3% até 30 dias e 3% acima de 31 dias.

O estudo também mensurou o gasto médio do plano de saúde com as internações de cada paciente. Pelo levantamento, foram gastos R$ 37.557,43 com diárias hospitalares, honorários médicos e medicamentos, como trombolíticos, utilizados para desobstrução da parte afetada do vaso sanguíneo.   De cada 100 vítimas, 66 têm menos de 60 anos. Segundo o levantamento, 35% sofrem o AVC entre 40 e 59 anos, 16% entre 26 e 39 anos, 4% entre 13 e 25 e 1% entre 1 e 12 anos. 43% estão acima dos 60 anos e apenas 1% não informaram a idade. A proporção entre homens e mulheres é bastante próxima. Dos 2.735 beneficiários, 49,25% eram mulheres e 50,75% homens. O AVC é a principal causa de mortes no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, são 100 mil mortes por ano no país e o motivo em 54% dos casos é a hipertensão não controlada.

"O levantamento revelou que 6,8 pessoas tiveram AVC em grupos de 10 mil, o que é uma proporção bastante elevada", explicam os analistas de Inteligência em Saúde da Orizon, César Venâncio de Souza e Angélica Silva, que foram responsáveis pelo trabalho.

A Orizon elabora Análises Mercadológicas e Estudos Farmoeconômicos que podem fundamentar avaliações e direcionamento de investimentos em prevenção. Os trabalhos da Orizon têm reconhecimento internacional da ISPOR (Intenational Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research), o maior fórum mundial fármaco-econômico do mundo.

A Orizon trabalha há mais de 15 anos para simplificar o setor da saúde, gerando mais eficiência e resultados para os clientes através de suas soluções em: Transformação de Processos, Conectividade, Benefícios em Saúde e Inteligência em Saúde. Hoje, um em cada três usuários do sistema de saúde privado se beneficia com as soluções da Orizon. São mais de 18 milhões de pessoas, conectadas a 130 mil prestadores e a mais de 10.000 farmácias, efetuando uma média de 140 milhões de transações por ano. Além disso, são processados mais de 40 milhões de sinistros e contas médicas neste mesmo período, trazendo importante ganho operacional para os clientes.  Devido a esse grande volume de dados, a Orizon é capaz de gerar informações estratégicas para o mercado e assim auxiliar na tomada de decisão das empresas e agregar valor na gestão de saúde da população do país.