Gastos com internação por câncer de colo de útero podem chegar a R$ 14 mil

Pela passagem do Dia Mundial de Combate ao Câncer, 8 de abril, a Orizon – empresa líder em serviços para os segmentos de saúde, seguros e benefícios – elaborou um estudo fármaco-econômico sobre o câncer de colo de útero, terceiro tumor mais frequente entre as mulheres. O levantamento, realizado no ano passado, constatou que o tempo médio de internação hospitalar por conta da doença é de 5 dias e os gastos médios por internação de uma paciente são de R$ 13.974,61.

Para os Analistas de Inteligência em Saúde, César Venâncio e Fabíola Campi Marra, os valores são excessivos se forem contabilizados os gastos com prevenção. "As três doses da vacina contra o HPV, que é uma das maneiras de se prevenir o câncer do colo de útero, custam 20 vezes menos e, em muitos casos, está disponível de forma gratuita na rede pública", lembram os analistas.

O estudo da Orizon ainda mostrou que 20% das internações ocorrem na fase mais produtiva da mulher, entre 30 e 34 anos, outros 14% foram entre 35 e 39 anos. Nas demais faixas etárias os índices são os seguintes: 40-44 anos (12%); 25-29 anos (11%); 45-49 anos (11%); 60 e demais (11%); 50-54 anos (7%); 55-59 anos (5%) e 20-24 anos (5%).

A Orizon oferece, para as empresas, consultoria em Economia da Saúde e levantamentos, como este sobre o câncer de colo de útero, que podem fundamentar avaliações e direcionamento de investimentos em prevenção. Os estudos em fármaco-economia são elaborados com base no maior banco de dados da saúde suplementar do país, que contempla 18 milhões de vidas. Os trabalhos da Orizon têm reconhecimento internacional da ISPOR (Intenational Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research), o maior fórum mundial fármaco-econômico do mundo. Nas edições dos últimos três anos, a Orizon teve 10 estudos apresentados.

Hoje, um em cada três usuários do sistema de saúde privado se beneficia com as soluções da Orizon. São mais de 18 milhões de pessoas, conectadas a 130 mil prestadores e a 9.000 farmácias, efetuando mais de 140 milhões de transações por ano. Além disso, são processados mais de 40 milhões de sinistros e contas médicas neste mesmo período, trazendo importante ganho operacional para os clientes.
Devido a esse grande volume de dados, a Orizon é capaz de gerar informações estratégicas para o mercado, e assim auxiliar na tomada de decisão das empresas e agregar valor na gestão de saúde da população do país.